sexta-feira, 14 de maio de 2010

laura Vicuña

          
                                                       ORAÇÃO
Nós nos dirigimos a você Laura,
que a Igreja nos apresenta
como modelo de adolescente,
testemunha corajosa de CRISTO.
Você que foi dócil ao Espírito Santo
e se alimentou da Eucaristia,
alcance-nos a graça que confiastes lhe
pedimos:..........................................
Fé coerente,pureza corajosa,
fidelidade ao dever de cada dia,
fortaleza para vencer
as ciladas do egoísmo e do mal.
Faça com que também a nossa vida,
a exemplo da sua,
seja totalmente aberta
à presença de Deus,à confiança  em Maria
e ao amor forte e generoso
para com os outros.Amém.


Pede-se, a quem receber graças por sua intercessão,queira enviarr a respectiva relação à:Secretaria  Geral FMA,Via dell'Ateneo Salesiano,81-00139 Roma (Itália)

CIDADÃ DO MUNDO
Laura do Carmo Vicunã,nasceu em Santiago do Chile no dia 05 de abril de 1891..Em janeiro do mesmo ano,a revolta da Marinha, para mudar o governo do Presidente José Manuel Balmaceda,põe a nação à beira de uma guerra civil.Balmaceda propõe,como candidato à presidência,Claudio Vicuña,membro do Partido Conservador. É, porém, muito tarde: a oposição começa a perseguir o Presidente deposto e os seus aliados,entre eles,os Vicuña.
José Domingos,pai de Laura, é militar e pertence a um ramo decaído da nobre e rica família chilena dos Vicuña.Tornando-se perigoso, em tal situação, identificar-se com o sobrenome Vicuña,José Domingos,com a mulher e a pequena Laura,foge,exilado e perseguido.A estrada do exílio é longa e difícil. A pequena família se estabelece em Temuco.500 quilometros ao Sul de Santiago,onde estão refugiados vários exilados,acossados políticos e aventureiros.
Em 1894,nasce a segunda filha,Júlia Amanda. O casal,porém,não pode nem gozar a alegria do evento,porque,depois de poucos meses,José Domingos morre.Deixa a família sem apoio,numa situação  economica verdadeiramente precária.Temuco não oferece nem segurança, nem possibilidade de subsistência.Portanto,em 1899, mãe e filhas emigram para a Argentina.

A FAMÍLIA
Laura é, portanto, o fruto do matrimonio de José Domingos Vicuña e Mercedes Pino. O nascimento de Júlia completa a família.Mercedes é simples,grande trabalhadora, delicada.Possui as qualidades de esposa ideal.Mas a pobreza de suas origens cria um muro de distância e frieza entre sua família e os Vicuña. A morte do marido é para ela uma perda imensa.Reage,porém, e recobra o ânimo para que as duas filhas possam ter o necessário para viver.
Tomada a decisão de emigrar para a Argentina,passa de um lugar para outro, tentando encontrar um ninho para suas criaturas. Vai,então, a Norquin,depois a Las Lajas, a Chapelco e, enfim, a Junin de Los Andes. Tanta incerteza e solidão acabam por abater a jovem mãe que se rende ao apoio seguro, oferecido por um rico proprietário de terras de Quilquihué, Manuel Mora. Consente viver com ele a fim de assegurar a proteção para as suas filhas. Mercedes não imagina quanto lhe custará a aceitação de tal oferta.
                                         Pais,
                                          vocês que participam da obra criadora de Deus; sejamfiéis a este amor
                                          e nutram dele os seus filhos!
OCOLÉGIO
Em Quilquihué, Laura era feliz pela tranquilidade e o bem estar que a circundava, depois de tantas situações dificeis. Naquele ano as F.M.A. abrem um Colégio em Junin de Los Andes e Mercedes vê nisto a possibilidade de realizar um sonho tão almejado: mandar suas filhas para a escola e assegurar-lhes um futuro melhor. A ajuda economica de Manuel Mora permite a inscrição das duas meninas no Colégio.
Com a notícia,Laura dá saltos de alegria, enquanto Amanda aceita, de má vontade,a disposição de permanecer no internato. As Irmãs acolhem as alunas com afeto sincero. Sendo missionárias na Argentina desde 1877, conhecem bem os problemas sociais da região, portanto, dedicam-se totalmente à sua missão evangelizadora. "Bem-vindas ao Colégio ! Esta é a casa de Nossa Senhora e de agora em diante será também a casa de vocês!" Laura tem nove anos. Equanto a irmãzinha adormece relembrando o calor do afeto materno., Laura pensa: "O Colégio não é tão bonito como a fazenda de Qulquihué, porém, me agrada. Aqui aprenderei muitas coisas e me ensinarão a ser bondosa. As Irmãs e as colegas estão sempre alegres, riem, jogam. Também minha mãe sorri,porém, o faz de maneira diferente. Por quê?!"...

 Nota: Na página seguinte a continuidade da História desta Santinha,já beatificada, veremos os seguintes títulos: AMAR A VIDA,MODELO DE SANTIDADE, POR QUE LAURA É MODELO?. Não deixe de saber.

Um comentário:

  1. Fui um eterno seguidor de Laura viña, conheci ela aos 14 anos por intermédio de amigos no encontro de jovens na igreja católica hoje aos 52 anos tenho muito a agradecer pois foi conhecendo ela que me aproximei mais de Cristo! Barra do garças mt sábado 11/04/2020

    ResponderExcluir