sábado, 15 de maio de 2010

Continuação da vida de Laura de Vivuña

AMAR A VIDA
Os dias no Colégio passam rapidamente. Laura observa,escuta,reflete e descobre pouco a pouco o segredo da serenidade e da paz que irradiam da vida das Irmãs.Descobre o amor. Descobre que o Amor é Deus e que Deus está em todos os homens. Descobre também que Deus a ama e que ela deve dar a Ele uma resposta de  Amor.Pensa que ela também poderia tornar-se Filha de Maria Auxiliadora. Porém,sobrevém-lhe um golpe muito cedo. Por isso as Irmãs falam com clareza do matrimonio às suas alunas. Laura escuta e imediatamente entende a situação da mãe. Entende que ela vive com Manuel Mora sem estar casada, que cede aos seus caprichos,sofrendo a sua tirania em troca do bem estar  para suas filhas.Laura não condena sua mãe, luta, porém, para libertá-la e, porque conhece o verdadeiro amor, luta para separá-la de Mora e reconciliá-la com Deus.
Durante as férias na fazenda respira-se ar de perigo. O Sr. Mora percebe que Laura cresceu. Muitas vezes a menina deve resistir corajosamente às insinuações e ataques desse homem. Compreende, assim, a situação da mãe e, voltando ao Colégio, comunica ao confessor a sua decisão: "Ofereço a Deus minha vida pela salvação deminha mãe". Deus aceita a oferta de Laura. Adoece gravemente e , antes de morrer, revela à mãe o seu segredo, obtendo dela a promessa de recomeçar vida nova.
Laura morre com treze anos, no dia 22 de janeiro de 1904.
JOVENS,
façam de sua vida
um Dom.
Serão felizes

POR QUE LAURA É MODELO ?
.Porque não fechou os olhos diante da realidade dolorosa na qual se encontrava. Aceitou a sua situação de olhos abertos e procurou dar uma resposta amadurecida na fé.

.Porque viveu santidade dia-a-dia, nas pequenas coisas, na simplicidade dos deveres e acontecimentos. Buscou Deus em tudo e fez da sua vida uma história de salvação.

.Porque no momento em que tanto se discute e se fala sobre a identidade da mulher, Laura aparece em primeiro plano para dizer-nos que ser mulher significa assumir com coragem a própria natureza e dignidade e defendê-la até as últimas consequências.


.Porque,respeitando o direito à vida, fez dele um dever e encheu sua vida de boas obras.

.Porque chegou  ao gesto supremo do amor cristão:dar a vida pela sua mãe. A sua vida e a sua morte foram uma contínua oferta a Deus.

MODELO DE SANTIDADE
O Papa João Paulo II,durante a beatificação de Laura Vicuña, no dia 3 de setembro de 1980,
/Proclama a todo o mundo que é preciso receber a vida como dom e gastá-la para os outros, como respostas.
/ afirma que os filhos têm necessidade de uma família estável, unida por vinculos indissolúvei;
/ reconhece que um bom sistema educativo, unido ao exemplo  dos educadores, pode fazer dos jovens pessoas comprometidas.
/ confirma que a santidade está ao alcance de todos:não é questão de idade,profissão,raça ou condição soci
al.

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora acolhe com responsabilidade essa mensagem . O Instituto educativo e missionário, de inspiração mariana,fundado em 1872 por São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, está hoje presente em todos os continentes.
                                     Apóstolos,
                                      por Maria,intercedam ao Senhor para que
                                      muitas pessoas generosas saibam responder "sim",
                                      ao chamado vocacional.


Assim como D.Bosco,Pe.João Piamarta Também foi fundador de Institutos de educação de jovens,crianças e criador de uma Congregação,formadas por padres missionários piamartinos,presentes em vários continentes e particularmente no Brasil,em vários Estados brasileiros,destacando-se em Fortaleza,no bairro Montese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário