domingo, 11 de julho de 2010

Terço Bizantino

Recebi de minha irmã Cleomar,quando ela esteve em Minas Gerais ,acompanhando seu esposo,Valdir, para fazer uma cirurgia de retina, no final da década de noventa,o tratamento visual ainda não existia em Fortaleza.Atualmente, Fortaleza se destaca no tratamento,etc...


Chamamos de Terço ou Rosário por semelhança, mas na realidade ele é chamado de "CICOTKI" pela liturgia bizantina.
É um rosário de lã, com 100 contas, que se fazem deslizar por entre os dedos,dizendo a cada conta:
Senhor Jesus Cristo Filho de Deus Vivo,
Tendo Piedade de Mim Pecador.

A ele está acrescentando um apêndice de 10 contas para marcarmos as centenas, o que faz deste terço uma prática de 1000 orações.Essa oração tornou-se conhecida no ocidente como a oração do nome de Jesus, através do relato de uma experiência de oração de um peregrino, entre 1853 e 1861 na Rússia.
A oração através deste terço, é uma forma de nos apossarmos da libertação que o nome de Jesus pronunciado várias vezes traz ao nosso ser, na sua totalidade. É uma oração completa na medida que nos leva ao arrependimento, à intercessão e à petição, nos leva a verdadeira comunhão com o Cristo, aquela que nos move a Igreja, a comunidade e ao serviço do irmão.
Além da oração do Nome de Jesus, podemos utilizar o terço com jaculatórias, tais como: Jesus,Maria, eu vos amo, salvai almas \ Meu Jesus, misericórdia\ Vinde Espírito Santo e renova... \Sangue de Cristo,liberta...\Deus provê,Deus proverá e sua misericórdia não me faltará\ Maria, mãe da Igreja intercedei por...\ Deus forte, Deus imortal, tende misericórdia de ... e do mundo inteiro\ Jesus, maria,José\ Ave-maria\ Senhor,obrigado...
O uso constante deste terço, nos tira da superficialidade das coisas terrenas e entramos para o interior, istoé, para as coisas de Deus, para o Espiritual, para o Divino, enchendo-nos de graças e benção. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário