quinta-feira, 28 de junho de 2012

Canonização do padre Piamarta é celebrada


A Igreja Nossa Senhora de Nazaré faz 60 anos justamente quando da canonização do padre Piamarta e do aniversário do Montese, bairro onde está localizada. Foi na a área de atuação da paróquia que Piamarta fez o milagre

FOTO: CID BARBOSA

A graça alcançada por meio da intercessão do padre aconteceu em 2003. O Vaticano investigou quatro anos

O bairro do Montese está completando 66 anos. As comemorações relativas à criação do bairro ganharam aspecto especial em 2012. É que este ano marca a criação de outro relevante momento histórico para o local e para o mundo. Em abril, se completam 15 anos que a Santa Sé reconheceu o primeiro milagre do padre João Piamarta. E, em outubro próximo, ele será declarado santo pelo papa Bento XVI, no Vaticano.

A alegria dos moradores do bairro se explica pela relação direta que possuem com o anunciado novo santo. O padre João Batista Piamarta é italiano e foi o fundador da Congregação Sagrada Família de Nazaré. Além disso, tem trabalhos desenvolvidos em outros lugares do mundo. Mas o milagre que o credenciou para o reconhecimento do Vaticano aconteceu em Fortaleza, na área de atuação da Paróquia.

Para a Igreja Católica, o santo é aquele homem ou mulher (adulto ou criança) que desempenhou alguma ação que mereça admiração. São utilizados os santos como modelos de caráter e atitude a seres seguidos. São lembrados como intercessores, para auxiliarem nas preces dos fiéis, unindo-se a eles em oração, de forma transcendente.

Trabalho

"Para nós, é uma alegria muito grande, pois vimos todo um trabalho, uma situação de vida, sabendo que o padre Piamarta foi uma criança órfã aos nove anos, vindo de uma família simples, passando por muitas dificuldades, e que chegou a ser padre para atender as causas dos menos favorecidos. Ver que tudo isso está sendo coroado desta forma é indescritível. É um ´orgulho santo´ a gente ver como as nossas obras hoje continuam firmes, mesmo com as dificuldades. Isso nos deixa muito felizes", comemora o pároco da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, padre Sidney Felski. A paróquia pertence à obra piamartina, no Montese, em Fortaleza.

A graça alcançada por meio da intercessão do padre Piamarta aconteceu em 2003. Para o religioso ser reconhecido como santo, o Vaticano investigou o milagre por quatro anos.

"Um homem bom, um senhor muito culto, mas que, aparentemente, não era muito religioso. Passou por uma situação aparentemente estúpida: ele almoçava, quando uma espinha de peixe ficou atravessada em sua garganta. Foi, então, levado ao hospital, passou por cirurgias, mas teve uma infecção generalizada, e chegou a ser ´desenganado´ pela equipe médica. Foi quando um casal aqui da paróquia surgiu e convidou a família do homem a recorrer à oração do padre Piamarta. Daí, as coisas começaram a melhorar. Ele se recuperou e voltou a ter uma vida normal", conta padre Felski.

De acordo com ele, na ocasião, os próprios médicos notaram que ali havia acontecido algo realmente especial. Assim, montou-se uma equipe que analisou e realizou encontros, envolvendo os médicos, até levar o caso ao arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi. A partir de 2005, o Vaticano tomou conta das investigações, até chegar à conclusão de que "realmente, ali, a ciência não poderia ter feito nada que salvasse a vida do homem". Então, padre Piamarta foi reconhecido como santo.

Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1126854

Nenhum comentário:

Postar um comentário