quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nossa Senhora de Guadalupe=seu dia:12 de dezembro

OBS: Tenho uma pequena imagem de Nossa Senhora de Guadalupe(imagem) que recebi dos sobrinhos (Edilson e Anita Freire)  me  enviaram de presente, quando estiveram no México em 2011. Tenho também um lindo quadro que recebi na década de 90(1996),recebi da mãe de uma aluna, foi a primeira vez que tive contato com a história desta nossa Mãe querida,  de todos da à America .
Nossa Senhora de Guadalupe no dia de hoje te entrego minha família,particularmente minha filha Raquel,que vai se submeter a uma cirurgia no dia 20 de dezembro, protege-a com o vosso manto !Proteção também para aqueles que me presentearam com a imagem e o quadro e também para a pessoa que recebi como anjo(versão do amigo secreto) e assumi o compromisso de rezar durante todo o ano de 2013,(Lais Lins).

Nossa Senhora de Guadalupe(12 de dezembro)
Em tempos de grande conflito entre os índigenas e os colonizadores europeus que chegavam à America, Nossa Senhora  apareceu ao asteca Juan Diego, mostrando ser ela também protetora dos indígenas e da nova terra.Era o ano de 1531.Os missionários espanhóis iniciavam seu trabalho de evangelização.
Quando se dirigia à missa,Juan Diego ouviu uma voz que o chamava.Vê então a imagem da Virgem iluminada, com roupas e traços do povo asteca. Maria pede a ele que vá dizer ao bispo que construa aí um santuário em sua honra. Diante da incredulidade do bispo,a Virgem realizou alguns milagres:curou o tio de Juan Diego e fez brotar rosas na colina de Tepyac,onde apareceu. Pediu para o indígena levar as flores para o bispo. Ao  entregar as rosas,Juan Diego abriu o manto(tilma) que carregava, e nele, como que impressa, apareceu a mesma imagem presenciada no monte.
    Nossa Senhora de Guadalupe  tem os traços da América e representa a resistência dessa cultura nativa diante da colonização européia. Por isso, todo o povo se identifica com ela e a  venera. Foi  proclamada  padroeira da América  latina e sua festa é celebrada a 12 de dezembro.

ORAÇÃO
Virgem Santíssima,Nossa Senhora de Guadalupe ! Nós vos pedimos, ó Mãe do céu, abençoai e protegei os povos da America Latina, para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso Pai. Nossa Senhora de Guadalupe, abençoados por vós e amparados por vosso Filho Jesus, teremos força para alcançar a nossa libertação. Seremos libertados da superstição, dos vícios, dos pecados e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam os seus semelhantes. Ó  Mãe de Jesus, nosso Salvador, atendei benigna a nossa oração. Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da America Latina, rogai por nós.

OBS: Do livro de Frei Darlei Zanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário