terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

Natal somos nós quando decidimos nascer de
novo, a cada dia, nos transformando.
Somos PINHEIRO de NATAL: Quando resistimos vigorosamente
aos tropeços da caminhada.
Somos os ENFEITES de NATAL: Quando nossas  virtudes, nossos
atos, são cores que adornam.
SOMOS OS SINOS de NATAL: Quando chamamos, congregamos e
procuramos unir.
SOMOS LUZES DO NATAL: Quando simplificamos e damos soluções.
Somos PRESÈPIO de NATAL: Quando nos tornamos pobres para
enriquecer a todos.
Somos os ANJOS do NATAL:Quando cantamos ao mundo o amor
e a alegria.
Somos os PASTORES de NATAL: Quando enchemos nossos
corações vazios com Aquele que tudo tem.
Somos ESTRELAS do NATAL: Quando conduzimos alguém ao Senhor.
Somos os REIS MAGOS: Quando damos o que temos de melhor,
não importa a quem.
Somos as VELAS de NATAL: Quando distribuímos harmonia por
onde passamos.
Somos PAPAI NOEL: Quando criamos lindos sonhos nas mentes
infantis.
Somos os PRESENTES de NATAL: Quando somos verdadeiros
amigos para todos.
Somos os CARTÕES de NATAL: Quando a bondade está escrita
em nossas mãos.
Somos as MISSAS de NATAL: Quando nos tornamos louvor,
oferenda e comunhão.
Somos a CEIAS do NATAL: Quando saciamos de pão, de esperança,
qualquer pobre do nosso lado.
Somos as FESTAS de NATAL: Quando nos despimos do luto e
vestimos a gala.

Somos sim, a Noite FELIZ de NATAL, quando humildemente e conscientemente, mesmo sem símbolos e aparatos, sorrimos com confiança e ternura na contemplação interior de um NATAL perene que estabelece seu Reino em nós. Obrigado Jesus! Por vossa luz, perdão e compreensão.

FELIZ NATAL, AMIGOS e  FAMÍLIAS !

OBS:Este texto recebi de Irmã Dora (Convento da Purificação) e aproveito para divulgar entre outros neste Natal. !

sábado, 15 de dezembro de 2012

São João da Cruz


14 de Dezembro - São João da Cruz
Hoje é dia de São João da Cruz! João nasceu na Espanha em 1542. Ainda na infância, ficou órfão de pai. Sua mãe mudou-se então para Medina, onde João trabalhava num hospital de dia e estudava gramática a noite.
Ainda jovem sentiu-se atraído pela vida religiosa e tornou-se carmelita, indo estudar em Salamanca. Mesmo dedicando-se totalmente aos estudos, encontrava tempo para visitar doentes em hospitais ou em suas casas, prestando serviço como enfermeiro.
Ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos. Foi então que a futura Santa Tereza de Ávila cruzou seu caminho. Com autorização para promover, na Espanha, a fundação de conventos reformados, ela atraiu João da Cruz para esse trabalho. Com isso ele passou a trabalhar na reforma do Carmelo, recuperando os princípios e a disciplina.
Os escritos sobre sua vida dão conta de que abraçou a cruz dos sofrimentos e contrariedades. Conta-se que ele pedia insistentemente três coisas a Deus. Primeiro, dar-lhe forças para trabalhar e sofrer muito. Segundo, não deixá-lo sair desse mundo como superior de uma Ordem ou comunidade. Terceiro, e mais surpreendente, que o deixasse morrer desprezado e humilhado pelos homens.
Faleceu após uma penosa doença, em 14 de dezembro de 1591, com apenas quarenta e nove anos de idade, na Espanha. 


ORAÇÃO:

                                  Deus, nosso Pai, São João da Cruz viveu os mistérios da vossa morte e ressurreição. Ele fez a experiência do vosso amor e por vós foi provado na fé e no sofrimento. Mediante o trabalho interior, conseguiu descobrir os tesouros da vossa graça. A seu exemplo, fazei que cada um de nós progrida na vida espiritual e caminhe para vós. Encontremos na vossa Palavra estímulo e consolação e, na comunhão com nossos irmãos, vos encontremos na partilha de todos os dons recebidos. Senhor, enviai-nos o vosso Espírito, o Espírito Santo que é "doador da vida", que é a água viva que jorra da fonte, Espírito de Amor e de liberdade, Espírito que nos concede a liberdade de filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo. Espírito que nos convoca e nos reúne numa mesma família, povo de Deus a caminho do vosso Reino. São João da Cruz nos inspire o gosto pelas coisas do alto, e nos ensine a vos amar com todas as nossas forças e de todo o nosso coração.

Santa Luzia

13 de Dezembro - Santa Luzia

Hoje é dia de Santa Luzia! A devoção a Santa Luzia faz parte da tradição católica, mas somente em 1894 descobriu-se uma inscrição escrita em grego sobre um sepulcro em Nápolis, confirmando a existência da mártir de Siracusa. 
Desde o século V os cristãos devotam a Luzia a proteção as coisas que se referem a visão e aos olhos. Diz a antiga tradição oral que essa proteção se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. 

Luzia pertencia a uma rica família napolitana de Siracusa. Sua mãe prometeu dar a filha como esposa a um jovem da corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. 
A mãe, acometida com uma séria doença, não queria abrir mão do casamento da filha, mas após uma peregrinação ao túmulo de Santa Águeda, onde ficou curada, a mãe aceitou que a filha permanecesse virgem.
Mas o noivo de Luzia, revoltado, denunciou a jovem para as autoridades romanas, acusando de ser cristã. O imperador Diocleciano, conhecido pela crueldade, tentou obrigar Luzia a prostituir-se, mas a jovem não submeteu-se. Cheio de raiva, os algozes assassinaram a jovem naquele mesmo lugar, cortando-lhe a garganta. 





ORAÇÃO:


       Santa Luzia, consagrada a Deus com voto de castidade, enfrentastes com fortaleza quem tentava violar este voto. Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses e, por isso, fostes martirizada. Alcançai-me de Deus a firmeza em meus bons propósitos. Protegei-me contra todo mal dos olhos. (Se você estiver com algum problema nos olhos diga qual é e peça ajuda). Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo. Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, principalmente, a que estou passando agora (dizer qual é a sua contrariedade), mantendo viva minha fé em Jesus Cristo, nosso único Senhor. Ele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos e séculos. Amém.








quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nossa Senhora de Guadalupe=seu dia:12 de dezembro

OBS: Tenho uma pequena imagem de Nossa Senhora de Guadalupe(imagem) que recebi dos sobrinhos (Edilson e Anita Freire)  me  enviaram de presente, quando estiveram no México em 2011. Tenho também um lindo quadro que recebi na década de 90(1996),recebi da mãe de uma aluna, foi a primeira vez que tive contato com a história desta nossa Mãe querida,  de todos da à America .
Nossa Senhora de Guadalupe no dia de hoje te entrego minha família,particularmente minha filha Raquel,que vai se submeter a uma cirurgia no dia 20 de dezembro, protege-a com o vosso manto !Proteção também para aqueles que me presentearam com a imagem e o quadro e também para a pessoa que recebi como anjo(versão do amigo secreto) e assumi o compromisso de rezar durante todo o ano de 2013,(Lais Lins).

Nossa Senhora de Guadalupe(12 de dezembro)
Em tempos de grande conflito entre os índigenas e os colonizadores europeus que chegavam à America, Nossa Senhora  apareceu ao asteca Juan Diego, mostrando ser ela também protetora dos indígenas e da nova terra.Era o ano de 1531.Os missionários espanhóis iniciavam seu trabalho de evangelização.
Quando se dirigia à missa,Juan Diego ouviu uma voz que o chamava.Vê então a imagem da Virgem iluminada, com roupas e traços do povo asteca. Maria pede a ele que vá dizer ao bispo que construa aí um santuário em sua honra. Diante da incredulidade do bispo,a Virgem realizou alguns milagres:curou o tio de Juan Diego e fez brotar rosas na colina de Tepyac,onde apareceu. Pediu para o indígena levar as flores para o bispo. Ao  entregar as rosas,Juan Diego abriu o manto(tilma) que carregava, e nele, como que impressa, apareceu a mesma imagem presenciada no monte.
    Nossa Senhora de Guadalupe  tem os traços da América e representa a resistência dessa cultura nativa diante da colonização européia. Por isso, todo o povo se identifica com ela e a  venera. Foi  proclamada  padroeira da América  latina e sua festa é celebrada a 12 de dezembro.

ORAÇÃO
Virgem Santíssima,Nossa Senhora de Guadalupe ! Nós vos pedimos, ó Mãe do céu, abençoai e protegei os povos da America Latina, para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso Pai. Nossa Senhora de Guadalupe, abençoados por vós e amparados por vosso Filho Jesus, teremos força para alcançar a nossa libertação. Seremos libertados da superstição, dos vícios, dos pecados e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam os seus semelhantes. Ó  Mãe de Jesus, nosso Salvador, atendei benigna a nossa oração. Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da America Latina, rogai por nós.

OBS: Do livro de Frei Darlei Zanon

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo. escutai-nos.
Pai Celestial, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus.
Espírito Santo, que sois Deus.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus.
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre Filho de Deus,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da mãe de Deus,
Guarda da Puríssima Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Estrênuo defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José  fortíssimo,
José obdientíssimo,
José fidelíssimo.
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos artisias,
Honra da vida de família
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
Perdoai-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
Tende piedade de nós.

V- O Senhor o constituiu dono de sua casa.
R- E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UM TESTEMUNHO VERÍDICO SOBRE O TERÇO,

Veja a humildade de uma devota de Maria Santíssima.

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança, vendia alface, cebolinha,etc.
Certo dia tia Tecoã, conhecida por toda a vizinhança, foi vender suas verduras na casa de    um
protestante e perdeu o terço no jardim da casa deste. Passados alguns dias, tia Tecoã       voltou
novamente à sua casa.
-Este veio logo zombar de tia Tecoã,ele dizia para ela:

--Você perdeu seu Deus?
Ela humildemente respondeu:
--Eu, perder meu Deus? Nunca.
Então ele pegou o terço e disse:
--Não é este o seu Deus?
Ela disse:Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço, muito obrigada.
Ele disse:
--Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?
Ela disse:
--Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito toda a palavra de Deus e a guardo no coração.
Ele perguntou:
--Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?
Posso sim, respondeu tia Tecoã pegando o terço. E disse:
--Quando eu pego na cruz, lembro-me que o Filho de Deus derramou todo o seu sangue pregado numa
cruz para salvar a humanidade.
   Esta primeira conta  gra nde me lembra que há um só Deus Onipotente. Estas três contas pequenas me lembram as  três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso.  O terço
 tem  5 mistérios que fazem as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus  Cristo  cravado  na cruz, e cada
mistériotem dez Ave Maria, que me fazem lembrar os dez mandamentos que o Senhor Deus mesmo  escre
eu na tábua de Moisés.
   O Rosário de Nossa Senhora tem quinze(15) mistérios, que sâo os 5 gozosos, 5 dolorosos, 5 gloriosos e
5 luminosos. De manhã quando me levanto  para iniciar minha luta do dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho eu rezo os mistérios dolorosos,, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo  para
o Calvário. Quando chega o fim do dia com as lutas todas vencidas eu rezo os mistérios gloriosos, que fazem lembrar que Jesus venceu a morte para nos dar a salvação a toda a humanidade..
  E agora me diga onde está a idolatria ?
  Ele respondeu,depois de ouvir tudo isso, disse:
--Eu não sabia disso, ensina-me, Tia Tecoã, a rezar o terço.

OBS: Nesta pequena história que encontrei na minha caixinha de orações, o texto somente fala de dois mistérios, se alguém souber o histórico dos outros, escreva um comentário,completando a seguimento dos demais mistérios. Agradeço..