quinta-feira, 28 de junho de 2012

Canonização do padre Piamarta é celebrada


A Igreja Nossa Senhora de Nazaré faz 60 anos justamente quando da canonização do padre Piamarta e do aniversário do Montese, bairro onde está localizada. Foi na a área de atuação da paróquia que Piamarta fez o milagre

FOTO: CID BARBOSA

A graça alcançada por meio da intercessão do padre aconteceu em 2003. O Vaticano investigou quatro anos

O bairro do Montese está completando 66 anos. As comemorações relativas à criação do bairro ganharam aspecto especial em 2012. É que este ano marca a criação de outro relevante momento histórico para o local e para o mundo. Em abril, se completam 15 anos que a Santa Sé reconheceu o primeiro milagre do padre João Piamarta. E, em outubro próximo, ele será declarado santo pelo papa Bento XVI, no Vaticano.

A alegria dos moradores do bairro se explica pela relação direta que possuem com o anunciado novo santo. O padre João Batista Piamarta é italiano e foi o fundador da Congregação Sagrada Família de Nazaré. Além disso, tem trabalhos desenvolvidos em outros lugares do mundo. Mas o milagre que o credenciou para o reconhecimento do Vaticano aconteceu em Fortaleza, na área de atuação da Paróquia.

Para a Igreja Católica, o santo é aquele homem ou mulher (adulto ou criança) que desempenhou alguma ação que mereça admiração. São utilizados os santos como modelos de caráter e atitude a seres seguidos. São lembrados como intercessores, para auxiliarem nas preces dos fiéis, unindo-se a eles em oração, de forma transcendente.

Trabalho

"Para nós, é uma alegria muito grande, pois vimos todo um trabalho, uma situação de vida, sabendo que o padre Piamarta foi uma criança órfã aos nove anos, vindo de uma família simples, passando por muitas dificuldades, e que chegou a ser padre para atender as causas dos menos favorecidos. Ver que tudo isso está sendo coroado desta forma é indescritível. É um ´orgulho santo´ a gente ver como as nossas obras hoje continuam firmes, mesmo com as dificuldades. Isso nos deixa muito felizes", comemora o pároco da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, padre Sidney Felski. A paróquia pertence à obra piamartina, no Montese, em Fortaleza.

A graça alcançada por meio da intercessão do padre Piamarta aconteceu em 2003. Para o religioso ser reconhecido como santo, o Vaticano investigou o milagre por quatro anos.

"Um homem bom, um senhor muito culto, mas que, aparentemente, não era muito religioso. Passou por uma situação aparentemente estúpida: ele almoçava, quando uma espinha de peixe ficou atravessada em sua garganta. Foi, então, levado ao hospital, passou por cirurgias, mas teve uma infecção generalizada, e chegou a ser ´desenganado´ pela equipe médica. Foi quando um casal aqui da paróquia surgiu e convidou a família do homem a recorrer à oração do padre Piamarta. Daí, as coisas começaram a melhorar. Ele se recuperou e voltou a ter uma vida normal", conta padre Felski.

De acordo com ele, na ocasião, os próprios médicos notaram que ali havia acontecido algo realmente especial. Assim, montou-se uma equipe que analisou e realizou encontros, envolvendo os médicos, até levar o caso ao arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Tosi. A partir de 2005, o Vaticano tomou conta das investigações, até chegar à conclusão de que "realmente, ali, a ciência não poderia ter feito nada que salvasse a vida do homem". Então, padre Piamarta foi reconhecido como santo.

Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1126854

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nossa Senhora de Caravaggio



nossa senhora do perpetuo socorro


Hoje dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Abençõe todos os visitantes deste dia,particularmente aqueles de devoção,pelas graças e também todos os religiosos. Me abençõa,neste momento em que digito uma prece que fiz e encontrei no meu livrinho de oração.  Te pedia para conquistar a compra da  casa da minha família. Revendo e fazendo a releitura, persebemos o  quanto  de MÃE ,temos em ti,Nossa Senhora.

Escrevi em 27 de julho de 1981
Nossa Senhora do  Perpétuo Socorro venha em nosso socorro, fazendo com que esta casa aconteça. Que nada atrapalhe, que nossos caminhos sejam abertos pela vossa benção, e iluminados pelo vosso amor.
   Não olhai nossas faltas,erros,medos,etc.Olhai apenas a necessidade que temos para que no meio de tantas coisas incertas e sem solução,esta casa venha a ser algo positivo e um grande começo em nossa vidas....Amém

Vinde em nosso socorro,Mãe carinhosa!
Alcançei a graça e até hoje moro na mesma casa.
Oração para todos os dias com aprovação da Igreja

A vossa proteção recorremos, ó Sta. Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos, sempre, de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa! com vosso Filho nos reconciliai, ao vosso Filho nos recomendai, ao vosso Filho nos apresentai.
      Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
      Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

NOTÌCIA HISTÒRICA

Um piedoso negociante de  Creta, trouxe, em meados do século XV, a imagem milagrosa de N. Senhora do Perpétuo Socorro para Roma, onde passou alguns anos escondida em casa particular.
  No dia 29 de março de 1499 ela foi levada em solene procissão pelas ruas da cidade e colocada na Igreja de S.Mateus. Na revolução de 1797, ficando aquela Igrja em ruina, levaram a santa protetora de Roma para a Igreja de Sta. Maria in Postérula. Mas, seu culto ali foi olvidado.
  Em 1852 os padres redentoristas construiram a igreja de  Sto. Afonso no lugar da antiga igreja de S.Mateus.
   No dia 26 de abril de 1866 N. Senhora do Perpétuo Socorro, em procissão de triunfo, fez solene entrada no seu novo santuário.Desde aquela data, a sua devoção tem se espalhado no mundo inteiro.

OBS:Este mini relato foi escrito em 1968 por Frei Silvério Albuquerque em Savador-Bahia-Brasil
OBS:Na página seguinte uma retratação da Santa.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

oração dos enfermos

Senhor,coloco-me diante de ti em atitude de
oração.Sei que me ouves, tu me conheces. Sei
  que estou em ti e que tua força está em mim.
        Olha para meu corpo marcado pela
enfermidade..Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer.
  sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento
                    de teus filhos.

Dá-me Senhor, força e coragem para vencer os
  momentos de desespero e de cansaço. Torna-
  me paciente e compreensivo. Ofereço minhas
 preocupações,angústias e sofrimentos, para
                 ser mais digno de ti.

Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos
   aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos
homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda;
     Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a
        terem para com os pacientes a mesma
  dedicação e amor que São Camilo tinha.
                        Amém.


OBS:Missa da saúde,primeiro sábado de cada mês,`s 17h,na Igreja dos Remédios, na Av. da Universidade.
Missa toda primeira quarta-feira de cada més, na Igreja de Nazaré,no Ginásio Pe. Felice no Montese., as
19horas.
Quem morar em Fortaleza,nas proximidades,estejam convidados.

Momentos inesquecíveis vividos na Igreja dos Remédios,no Benfica

"O agradecimento é á memória do coração (Tao-Tsc)

Fui a missa na Igreja dos Remedios, foi muita emoção... Cada cantinho revivi minha juventude ali vivida, bati fotos que depois colocarei,porque "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.(Francis Bacon),Ali encontrei boas e inesquecíveis  pessoas  a começar pelos religiosos padres da época, niguém esquece Padre Xavier,Padre Teodoro (inmemórian), padre Gil (hoje casado) mas quando chegou ao Brasil, em Fortaleza,somente falava em holandêz, quantas aulas de português foi ensinado pelos jovens,principalmente eu(Mavanier).Reencontrei na década de 1980,quando cursava Sociologia na UNIFOR,não esqueço quando chegou a hora da chamada: Ele falou assim:Mavanier somente conheço uma, será ela ? Foi uma surpresa total,não mais o meu amigo Pe.Gil,mas Professor Gil, que bacana!!!
E o Diácono Fernando Pimentel,amigo de todos nós! encontrei em 2004,na UVA,sendo professor de latim,quando me viu,foi logo dizendo,você é a Mavan?....acho que na época de juventude era paixão,por te, que eu sentia, e pensava que você tinha casado com o Gil. Não, respondi,jamais,afinal "Se a força faz vencedores, a concórdia faz invencíveis."(Provérbio) Mas deixando as lembranças ,vejo minha Igreja igualzinha ao tempo dos jovens,piso, altares,imagens,a gruta, enfim,muitas coisas.... vou ajudar da maneira que eu poder,precisamos reestruturar a quadra,a pintura e grupos de apoio na catequese,na infãncia missionária,etc,minhas filhas seráo inseridas e eu também, "A simplicidade é o último degrau da sabedoria" (Gibran), É necessário sermos uteis na obra que somos solicitados, esta Igreja merece.Nossa Senhora dos Remedios rogai por nós!